sexta-feira, 20 de junho de 2014

Batatas assadas ao alho com tomates

Vocês já ouviram falar de uma coleção de livros culinários chamados "Culinária de todas as cores"? É uma coleção em que cada livro possui 200 receitas com temas variados. Tenho alguns e um deles é o de "Receitas italianas tradicionais". Eu, como uma boa neta de italiana que sou, não podia deixar de experimentá-las.
A receita que vou postar aqui é de batatas assadas. Já assei batatas várias vezes, mas sempre ficam meio secas ou cruas, mas dessa vez elas ficaram perfeitas! Fiz algumas alterações, porque vocês sabem, né? Quem gosta de cozinhar não tem jeito! Não se aguenta! Tem que acabar dando um toque pessoal...rsrs!
Chega de papo! Bora pra receita!

Ingredientes:
500 g de batatas descascadas
2 cebolas roxas cortadas em pétalas (a receita original usa cebola branca)
1 cabeça de alho separadas em dentes e com casca
200 g de tomate cereja (eu usei o sweet)
3 colheres de azeite extra virgem (usei bem mais, até fazer um "fundinho" na travessa)
150 g de vinho branco (não coloquei)
Orégano a gosto
Tiras de casas de laranja (eu aconselho usar algumas rodelas no lugar. É mais fácil de identificar e não acabar dando uma mordida na casca, como aconteceu com meu amigo..kkkkkkkkkkkkk)
Sal grosso (eu coloco um punhado pequeno na mão e vou espalhando por cima. Na receita original é usado sal refinado)
Pimenta do reino a gosto
Alecrim fresco - toque pessoal (pode usar seco também, se preferir)
Preparo:
Corte as batatas ao meio no sentindo do comprimente e cada metade em 3 partes. Coloque numa assadeira ou refratário com todos os ingredientes restantes, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por 1 hora, até a batata assar. Misture umas 2 vezes os ingredientes nesse período, para todos ficarem bem dourados.

Dica: O alho assado fica com o sabor bem mais suave! Depois de assados fica ótimo amassadinho com azeite! Como sem medo de ser feliz! É baum demais!


Diverte 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário