domingo, 30 de março de 2014

Focaccia de alecrim com sal grosso

Fuçando pela net atrás de receitas de pão, acabei encontrando esse vídeo que ensina a fazer a Focaccia de alecrim. Eu testei, ficou ótimo e já repeti a receita várias vezes. Apenas fiz algumas modificações, que achei conveniente.
Como no meu último aniversário o pão foi sucesso total, resolvi dividir a receita com vocês! Tenho certeza que o sucesso é garantido! Servi com patês e tomatinhos em conserva, que você pode encontrar aqui no meu blog também.
Bora lá?

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento biológico fresco
170 g de iogurte natural (1 potinho)
120 g de azeite extra virgem
10 g de açúcar (1 colher de sopa cheia)
10 g de sal (1 colher de sopa cheia)
Alecrim a gosto separado em raminhos
Sal grosso a gosto
Água morna para dar liga (1 caneco, mas nunca uso tudo)

Preparo:
Separe os ingredientes para facilitar o preparo. Pique parte do alecrim para a massa.
Num bowl, coloque o fermento biológico, açúcar, iogurte, alecrim picado, metade do azeite e um pouco de água. Misture os ingredientes com uma colher para soltar um pouco e depois, com as mãos, desmanche bem o fermento. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e agregue o sal. Ainda com as mãos continue misturando a massa e despejando a água e a farinha até terminar todo o quilo.

Dica: Coloque a água devagar para não passar do ponto. Essa massa é bem macia e não desgruda a tigela. A textura correta e quando a massa cai da mão devagar (veja no vídeo).

Deixe a massa descansar enquanto unta a forma com um pouco de azeite. Coloque a massa na assadeira e ajeite com a mão, espalhando por toda parte. Cubra com um plástico (não pode ser plástico filme, pois gruda) e deixe a massa descansar e crescer até, mais ou menos, um dedo da borda da forma.
Após a massa crescida, plante os alecrins por toda parte. Polvilhe um pouco de sal grosso e regue com o restante do azeite.
Leve ao forno, pré aquecido a 200°C, por 30 a 40 minutos, dependendo da potência do seu forno. 
Dica: Para ter certeza que o pão está assado, você deve deixar dourar bem. No vídeo a Maria Geralda diz que rende 2 receitas, mas a minha massa deu para uma forma e sobrou um pouco que coloque numa forma de bolo inglês. Tudo depende do tamanho da forma.

Diverte uma galerinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário