quarta-feira, 1 de maio de 2013

Risoto de cogumelo Paris e rúcula

Se tem um prato que me anima é o Risoto! É um verdadeiro caso de amor! E como nesse caso o cogumelo também faz parte, porque não uni-los? 
Feriado, tempo livre... Resolvi inventar uma receitinha nova! Marido aprovou, eu também....rsrs.
Espero que apreciem!

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo (arroz próprio para risoto)
15 folhas de rúculas picadas
½ cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga (bem cheia)
200 g de cogumelos Paris fresco
½ taça de vinho
1 colher (sopa) de shoyo
1 colher (sopa) de creme de ricota (veja a dica aqui)
3 colheres (sopa) de parmesão em cubos
Parmesão ralado para o crispy
Caldo de costela
1 ½ l de água
2 caldos de costela (ou de sua preferência)

Preparo:
Caldo: Coloque a água para ferver junto com os caldos de costela. Reserve.

Risoto: Lave os cogumelos em água corrente. Corte-os em lâminas. Doure a cebola na manteiga. Acrescente um fio generoso de azeite e os cogumelos. Refogue. Coloque o shoyo e deixe refogando por mais 3 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe evaporar (mais ou menos a metade do líquido). Coloque o arroz e refogue por mais 2 minutos. Acrescente um pouco do caldo de costela e mexa. Deixe cozinhar um pouco. Acrescente o caldo aos poucos no risoto e cozinhe, mexendo de vez em quando, para não grudar. Cozinhe até ficar macio. Acrescente a rúcula e o parmesão em cubos e mexa. Desligue o fogo. Coloque o creme de ricota, misture delicadamente.

Crispy: Numa frigideira antiaderente, espalhe 2 colheres de parmesão ralado (mais ou menos). Deixe derreter. Com um espátula, ajeite e comece soltando as beiradas, para poder virá-lo. Toste o outro lado. Deixe o fogo baixo.

Dica: Para o risoto, eu acrescento o caldo aos poucos, sem encharcar. Conforme vai secando, vou acrescentando mais água. Mexa sempre, para não grudar. Assim, evito que o risoto cozinhe demais e vire uma sopa. Substitua o creme de ricota por creme de leite, se preferir.

Sirva com parmesão ralado.

Diverte 2 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário